Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Booking.com indica 9 destinos ao redor do mundo para férias mais sustentáveis em 2024

Redação Graciolijunho 17, 2024

Crédito: Divulgação – O Relatório de Viagens Sustentáveis 2024* da Booking.com revelou que observar práticas sustentáveis durante as viagens inspira 83% dos viajantes brasileiros a serem mais ecologicamente corretos em suas vidas cotidianas. Já 9 em cada 10 (87%) querem garantir que as viagens que farão no próximo ano sejam mais conscientes e preocupadas com o meio ambiente. Pensando nisso, a empresa revela uma lista de nove destinos no mundo todo que apresentam um grande número de estadias com um certificado sustentável confiável de terceiros**. De vilarejos litorâneos a cidades que podem ser aproveitadas de bicicleta, há sempre um destino para ajudar cada tipo de visitante a produzir um impacto positivo nas próximas férias.

Monterey, Estados Unidos

A cidade costeira de Monterey é conhecida pelas paisagens californianas: enseadas repletas de grandes penhascos e praias de areia branca. Monterey costuma ser um destino bastante procurado por quem viaja pela Pacific Coast Highway e atrai visitantes devido à sua história como uma das cidades mais antigas da Califórnia. Além disso, passou a ser um local muito procurado para ecoturismo, com iniciativas que garantem uma economia focada no turismo que é ao mesmo tempo equilibrada e viável na região, desde a manutenção da vida selvagem e esforços de conservação até a adoção do conceito “do campo à mesa” em muitos dos restaurantes locais. É possível aprender mais sobre a vida selvagem local em um passeio pela natureza de Point Lobos, que apresenta as paisagens naturais do estado litorâneo, a uma curta distância de carro do centro da cidade de Monterey.

Onde se hospedar: o Portola Hotel & Spa é bem localizado e ideal para quem quer conhecer Monterey a pé, com destaques como o Old Fisherman’s Wharf – para saborear frutos do mar frescos – a uma curta distância. Também é um hotel com certificação LEED® do U.S. Green Building Council, reconhecido pelas medidas que tem tomado para oferecer aos hóspedes uma estadia mais sustentável, como o uso de iluminação LED em toda a acomodação. Seus restaurantes, Club Room, Jacks Monterey e Peter B’s Brewpub, servem pratos da culinária local preparados com ingredientes orgânicos.

Utrecht, Países Baixos

Utrecht é a quarta maior cidade dos Países Baixos, e se destaca por ser um lugar onde os viajantes podem fazer passeios de barco pelos canais da região. Graças à facilidade com que os visitantes podem alugar bicicletas em toda a cidade, Utrecht é a cidade perfeita para quem procura uma alternativa de transporte com mais consciência ambiental. Um fato curioso é que Utrecht tem um dos maiores estacionamentos para bicicletas do mundo, situado ao lado da estação ferroviária central. Existem ainda outras iniciativas da cidade para construir mais rotas exclusivas para as bikes. Os visitantes também podem conhecer os muitos parques e jardins que a cidade tem a oferecer, incluindo o Máximapark, nos arredores da cidade, ou admirar plantas no Jardim Botânico.

Onde se hospedar: o Grand Hotel Karel V oferece um ambiente relaxante entre jardins e terraços no centro de Utrecht. A acomodação obteve a certificação Green Key da FEE por fazer escolhas ideais de gestão de energia e equipamentos, como o uso de produtos ecológicos nos serviços de limpeza e a iniciativa de separação de resíduos, empregando armazenamento temporário sem prejudicar o meio ambiente. Com várias opções, há um restaurante com estrela Michelin no hotel, o Restaurant Karel 5, com produtos de origem local e regional.

Baie Sainte Anne, Seychelles

Situada na ilha de Praslin, Baie Sainte Anne é uma floresta tropical com direito a praias com areias brancas e águas cristalinas. Os visitantes podem fazer um passeio pelo St Anne Marine National Park, a primeira área marinha protegida do sudoeste do Oceano Índico, e depois dar um mergulho com snorkel nos jardins de corais protegidos, onde muitas espécies de peixes podem ser observadas. Também vale passear pela vila, onde é possível provar iguarias crioulas ou visitar um dos cafés locais e conhecer a simpatia dos habitantes da região. Uma trilha ecológica em Le Ravin de Fond Ferdinand é uma ótima excursão para desvendar o ambiente da reserva natural de Praslin, com uma caminhada de intensidade média de pouco mais de 2 quilômetros, com vistas de cinco ilhas vizinhas, incluindo La Digue e Mahe.

Onde se hospedar: o Raffles Seychelles é o resort ideal para desfrutar da beleza descontraída da ilha, cujas villas apresentam vistas para o topo da montanha e um jardim. A cordialidade da equipe proporciona um ambiente agradável nessa acomodação  Travel Proud da Booking.com, que também conta com o selo Seychelles Sustainable Tourism Label. A certificação é resultado de o resort ter assumido como missão o replantio de várias espécies de plantas endêmicas em todo o terreno, a fim de restaurar a beleza natural do local, que havia sido desmatado por queimadas 11 anos antes. O Raffles Spa oferece 13 tipos diferentes de tratamentos, todos com o uso de produtos mais sustentáveis, em um santuário aberto com vistas do mar ou da floresta.

Cork, Irlanda

Conhecida como a segunda maior cidade da Irlanda, Cork é conhecida pelas características geográficas, que vão de costas rústicas a vales e planícies amplas. Foi reconhecida pela Comissão Europeia como uma das primeiras 100 cidades a liderar a neutralidade climática, com seu compromisso em apoiar suas comunidades com planos de ação para a mudança climática, garantindo uma boa qualidade de vida aos residentes. Com jardins, parques e espaços verdes, os viajantes que apreciam a vegetação e paisagens vão adorar um passeio ao Ring of Kerry e Killarney National Park, para encontrar algumas das montanhas mais altas do país, bem como lagos cristalinos. Cork também é conhecida como a capital gastronômica da Irlanda: seu mercado inglês é o mais antigo da Europa e perfeito para os visitantes que querem experimentar iguarias locais, como dobradinha e drisheen.

Onde se hospedar: o The Montenotte Hotel oferece aos hóspedes belas vistas da cidade em quartos iluminados e modernos. Essa acomodação conta com o Green Hospitality Ecolabel, certificação conquistada por esforços como o cultivo de espaços verdes que permitem a conexão com a natureza. Os visitantes podem saborear a cozinha de seu restaurante, o Panorama, cujo menu sazonal prestigia ingredientes frescos combinados com produtos irlandeses locais.

Gotemburgo, Suécia

Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia, depois da capital Estocolmo, é um destino que coloca a sustentabilidade em primeiro lugar. O local já foi classificado como o destino mais sustentável do mundo sete vezes consecutivas de acordo com o Índice Global de Sustentabilidade de Destinos. Como cerca de 95% da cidade usa energia renovável, os viajantes que querem viajar de maneira mais ecologicamente responsável vão apreciar um passeio de bicicleta em Gotemburgo, que inclui atrações importantes, como o Gothenburg Museum of Art e a costa do Mar do Norte. Sua localização privilegiada, perto do porto, tornou-a conhecida pelos frutos do mar de primeira qualidade, perfeita para os fãs de gastronomia, com restaurantes com estrela Michelin localizados na rua principal da cidade.

Onde se hospedar: o Hotel Royal, com certificação Green Key da FEE, também é o mais antigo da cidade, construído em 1852. Uma das vantagens da acomodação é a localização, perto da Estação Central de Gotemburgo, da rua principal da cidade, conhecida como “Avenyn”, e do parque de diversões Liseberg.

Hong Kong, Hong Kong

Hong Kong abriga lindas paisagens, mercados de rua animados e uma população multicultural que resulta em uma variedade de culinárias diversificadas. Há um compromisso desse destino em promover um ambiente ecológico, desde a priorização de edifícios verdes, com estruturas e processos com consciência ambiental, até o combate às emissões de carbono. Com três quartos da cidade compostos por parques rurais e reservas naturais, Hong Kong é ideal para atividades ao ar livre, oferecendo algumas das melhores oportunidades de caminhadas na Ásia. Além disso, é possível admirar seu horizonte com um ingresso para entrada no Sky Terrace 428, que transporta os visitantes até o mirante mais alto da cidade com o The Peak Tram, um funicular que remonta ao século 19.

Onde se hospedar: vale a estadia no Grand Hyatt Hong Kong, hotel 5 estrelas em frente ao porto de Victoria, que separa Hong Kong da Península de Kowloon. Essa acomodação, que oferece vistas do horizonte do porto em seus quartos espaçosos e contemporâneos, além de instalações de última geração, tomou uma série de iniciativas para oferecer aos hóspedes uma estadia mais sustentável. Entre elas estão trabalhar para reduzir o desperdício sempre que possível, eliminando plásticos descartáveis, e direcionar os excedentes de alimentos para uma instituição de caridade local que combate a fome.

Akumal, México

Batizada com o nome maia que significa “lugar das tartarugas”, Akumal, no estado de Quintana Roo, é imperdível para os amantes da vida marinha. Parte de uma área protegida na Península de Yucatán, essa cidade costeira abriga águas cristalinas, praias de areia branca e uma abundância de corais e vida marinha. Embora no passado o aumento do turismo e o desenvolvimento desenfreado na cidade tenham tido um impacto negativo nas tartarugas, mais recentemente o destino adotou a conservação e o ecoturismo para encontrar formas de coexistência entre os visitantes e a natureza Quem se interessa pela conservação e preservação do meio ambiente pode visitar o Patrimônio Mundial da UNESCO nas proximidades, a reserva da biosfera Sian Ka’an, e explorar diferentes ecossistemas costeiros e marinhos habitados por golfinhos, peixes-boi, aves e muito mais.

Onde se hospedar: para viajantes que buscam um refúgio de luxo com vista para a praia de Akumal, o Secrets Akumal Riviera Maya – Adults Only oferece um pedaço do paraíso na Riviera Maya. Esse resort assumiu um compromisso importante com a sustentabilidade, com a missão de ser um administrador ativo do meio ambiente, da vida marinha e da comunidade local, recebendo o Preferred by Nature Certificate pelos seus esforços.

Trondheim, Noruega

Com casas de madeira coloridas, os encantos de uma cidade pequena e a agitação urbana, a terceira maior cidade da Noruega, Trondheim, tem de tudo. Rotulada pela União Europeia como “cidade inteligente”, é reconhecida como o principal centro de bicicletas da Noruega, que estão à disposição em pontos distribuídos por toda a cidade. Lar de alguns dos marcos mais bonitos do país, da Nidaros Cathedral ao Portal of Happiness na Old Town Bridge, há muito o que ver ali. A “cidade velha” Bakklandet ostenta ruas de paralelepípedos repletas de cafés aconchegantes, restaurantes descolados e lojas de grifes locais. Para quem está com vontade de passear e apreciar os pontos turísticos a pé, um passeio privativo em Trondheim é ideal, com guias locais que podem personalizar o itinerário de acordo com as preferências dos viajantes.

Onde se hospedar: situado ao lado do Rio Nidelva, o Radisson Blu Royal Garden Hotel fica a poucos passos da Torvet Square, que é o palco de eventos especiais, desde festivais gastronômicos até mercados de Natal. Essa acomodação conta com a certificação Green Key da FEE e utiliza produtos locais frescos em todas as refeições servidas no 73 Bar & Restaurant. Os hóspedes também podem conhecer o 26 North Restaurant & Bar, localizado na acomodação, para provar um menu nórdico moderno à la carte, baseado em ingredientes sazonais e locais.

Vancouver, Canadá

Famosa pela diversidade cultural, Vancouver tem diversos parques, como o Stanley Park, com seu famoso quebra-mar e praias com vistas de montanhas cobertas de neve. Graças ao fácil acesso a montanhas, florestas e cursos de água, os viajantes podem aproveitar atividades como caminhadas, esqui e caiaque. Vancouver leva a sustentabilidade a sério por meio de iniciativas ecológicas como o Greenest City Action Plan e a Renewable City Strategy, que visa utilizar 100% de energia renovável até 2050. Se os viajantes buscam experiências diferentes durante a estadia, um passeio de Sea to Sky Gondola em Squamish é uma sugestão perfeita, que oferece aventuras em uma gôndola a 880 metros acima do nível do mar.

Onde se hospedar: um hotel contemporâneo luxuoso localizado no coração de Vancouver, o Fairmont Pacific Rim é rodeado por vistas das montanhas e do porto. Com interiores artísticos, reflete a cena agitada de Vancouver, sem deixar de lado a conexão com a natureza ao redor. Essa acomodação Travel Proud da Booking.com, que também conta com a certificação Green Key Global Eco-Rating, dispõe de uma equipe acolhedora e do Botanist Restaurant, inspirado nos princípios da botânica, com um menu que apresenta ingredientes da agricultura orgânica.

Outback lança novo burger exclusivo com RUFFLES®️ sabor costela barbecue

Parque Dom Pedro exibe “Divertida Mente 2” em sessão adaptada para crianças com distúrbios sensoriais

Menos é Mais em Campinas: ingressos à venda para a 3ª edição do “Churrasquinho”!

Concerto online com João Carlos Martins tem nova edição

Artigos relacionados